Autor

Mota Curto

 

Data

5 de Julho de 1979

 

Secção

Mistério... Policiário [224]

 

Competição

TORNEIO “4 ESTAÇÕES 79” | MINI C - VERÃO 79

Problema nº 1

 

Publicação

Mundo de Aventuras [300]

 

 

O ENIGMA DO QUARTO FECHADO…

Mota Curto

 

I

A confusão era tal que ninguém se entendia. Os jornalistas começavam a chegar. Tinham-se formado pequenos grupos e cada qual debatia o assunto à sua maneira. Entretanto chegou o inspector designado para aquele caso:

– Não deixem entrar os jornalistas! – gritou ele para os agentes.

Com a presença do inspector a ordem restabeleceu-se naquele corredor. Imediatamente foi informado do sucedido:

– Nunca vi nada igual. O- assassino volatizou-se, levando a arma e dois mil contos em dinheiro…

– Talvez o Costa pudesse dar ao inspector uma ideia mais clara do que se passou, uma vez que está directamente relacionado com o caso – comentou um dos fotógrafos.

 

II

E assim foi. Perante o silêncio de todos, o guarda Costa começou a sua história:

– Tendo José Morgado – nome da vítima – necessidade de guardar durante uma noite, larga soma em dinheiro, dirigiu-se ao posto da P. S. P. e pediu alguém para o proteger. Eu fui o designado. Ao anoitecer, viemos para aqui. Depois do quarto revistado, para ter a certeza de que ninguém se encontrava aí, o senhor Morgado instalou-se. Eu levei uma cadeira para me sentar no corredor, junto à porta. Resolvemos que a porta do quarto não seria trancada, pois poderia ser necessária a minha rápida entrada no quarto. As horas passavam, e eu, passeava no corredor ou me sentava na cadeira. Mas, o que eu temia, aconteceu. Adormeci, sentado na cadeira… Algum tempo depois, acordei, subitamente, com o ruído de um tiro. Instintivamente abri a porta e entrei no quarto de pistola em punho…

 

III

– …Contrariamente ao que poderia esperar-se, além de José Morgado, não vi mais ninguém no quarto. Sem querer, olhei para o relógio de pulso: eram 5 horas. Fechei a porta à chave, para evitar que o autor do disparo pudesse sair do quarto. Presumi que ele estaria escondido algures, pois a janela estava fechada e trancada por dentro. José Morgado estava deitado, normalmente, na cama, no entanto, algo de estranho se passava, uma vez que ele não se mexia. Ao aproximar-me, levantei o cobertor e deparei com uma mancha de sangue que lhe sujava o pijama. As minhas precauções redobraram-se quanto à possibilidade de o assassino se encontrar escondido no quarto. No entanto, depois de pormenorizada busca, posso jurar que ninguém se encontrava no quarto, além de mim e da vítima, é evidente. Claro que fiquei confuso. Pela janela era impossível alguém ter saído, apesar de estarmos num rés-do-chão. No que diz respeito à porta, eu não demorei mais do que um ou dois segundos a abri-la para entrar no quarto, onde acendi a luz. Em seguida, fechei-a à chave, por dentro, guardando a chave comigo. Depois de chegar à conclusão de que o assassino não se encontrava no quarto, telefonei para a esquadra. Só abri a porta quando o guarda Bugalho chegou, com mais quatro colegas, entrando todos no quarto. Foi o que se passou, e, sinceramente, continuo completamente «baralhado».

– E o dinheiro? – perguntou o inspector.

– José Morgado tinha deixado a pasta com os dois mil contos em cima de uma cadeira, ao lado da cama. Quando lá entrei já lá não estava.

 

IV

Trata-se, realmente, de um caso muito estranho. O próprio inspector, ao fim de tantos meses, ainda não o resolveu. Entretanto, vejamos um extracto do seu vasto relatório:

a) O quarto tinha telefone.

b) As declarações do guarda Costa foram verificadas e comprovadas.

c) O corredor onde estava o guarda tem dez metros de comprimento por metro e meio de largura.

d) As únicas saídas desse mesmo corredor eram a porta do quarto e a da rua, cada qual num extremo do corredor.

e) O corredor era iluminado por três lâmpadas penduradas no tecto a uma distância de três metros uma da outra.

f) Cada lâmpada tinha o seu interruptor.

g) A lâmpada mais próxima da porta do quarto distava um metro desta.

h) Durante toda a noite apenas esta lâmpada esteve acesa.

i) No quarto, não foi encontrado nenhum cartucho que eventualmente pertenceria à arma do crime.

j) José Morgado fora assassinado enquanto dormia.

l) A morte fora instantânea: duas balas no peito, uma das quais alojada no coração.

m) O médico legista considerou que a morte ocorrera entre as quatro e as quatro e meia da manhã.

n) A folha de serviços do guarda Costa, o testemunho de todos os seus colegas, e o calibre do seu revólver, ilibam-no de qualquer cumplicidade, relativamente ao assassínio e ao roubo.

o) A porta da rua tinha um pequeno quadrado de vinte e cinco centímetros de vidro transparente.

p) O quarto não possui quaisquer passagens secretas ou esconderijos subterrâneos. No entanto, e por ordem do inspector que desconfiava da existência de qualquer refúgio, o quarto foi guardado durante cinco meses, ao fim dos quais não se verificou qualquer alteração.

q) Quatro meses depois do crime, a esquadra da Polícia recebeu um brevíssimo telefonema anónimo que dizia: «Não desistam, continuem a procurar no quarto. Os dois mil contos fizeram-me jeito».

r) Não foi encontrada qualquer arma no quarto.

s) Os dois tiros que provocaram a morte, foram disparados um a seguir ao outro.

 

V

O que se passou? Reconstitua o roubo e o assassínio.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO