Autor

Mr. Jartur

 

Data

12 de Julho de 1956

 

Secção

Quem Foi?

 

Competição

Torneio dos “Produtores”

X Problema

 

Publicação

Mundo de Aventuras [361]

 

 

O CASO DO MÚSICO

Mr. Jartur

 

Marcos pisou o pedal e, com uma breve travagem, o «M.G.» foi imobilizar-se junto à porta do hotel, onde o gerente aguardava a sua chegada.

Enquanto se dirigiam para o quarto onde se encontrava o morto, Marcos foi informado do seguinte:

a) O homem que pusera termo à existência chamava-se Galvão, e estava hospedado ali havia perto de oito meses.

b) Era a principal figura de uma orquestra famosa, sendo também no mundo o único trompetista canhoto.

c) Não só para tocar, como para qualquer outro serviço, o Galvão utilizava sempre a mão esquerda.

d) O criado ia chamá-lo ao quarto todas as noites, cerca das 10, hora a que ele devia ir para o clube onde a sua orquestra se exibia há já bastante tempo.

A porta do ascensor abriu-se e Marcos saiu da companhia do gerente do «Ritz», dirigindo-se logo para o quarto que lhe foi indicado por aquele. Imobilizaram-se junto da entrada, no meio da criadagem e hóspedes que, curiosamente, espreitavam o interior do aposento, e entraram precedendo o criado que descobrira o corpo. O olhar perspicaz de Marcos vagueou pelo compartimento, fixando-se na vasta secretária, sobre o tampo da qual estava tombado o corpo. A mão direita do homem estava crispada num dos lados do pequeno cofre, vazio, e a outra segurava uma automática, à qual faltava um projéctil.

O casaco apresentava, na manga esquerda, junto dos botões de punho, um pequeno orifício que Marcos verificou ter sido feito pela bala.

Marcos ergueu o corpo o viu, no peito e no mata-borrão que cobria a mesa, uma mancha de sangue já coagulado, que alastrara.

Nos bolsos, o detective encontrou vários documentos que facilitaram urna rápida identificação; e também a licença de porte de arma (aquela que se supunha ter utilizado).

Interrogando o criado, o investigador soube que às dez horas, corno habitualmente, aquele tinha ido chamar o hóspede músico. Não obtendo resposta, resolveu entrar, tendo, então, deparado com o triste cenário.

Horrorizado, correra a chamar o patrão, que imediatamente pedira a comparência das autoridades.

Quando Marcos perguntou ao criado se não teria entrado no quarto alguém que tivesse interesse na morte do homem, ele respondeu ser isso impossível, dado que se mantivera sempre no corredor a ler o jornal, após lhe ter servido o jantar.

Marcos algemou um dos presentes, dizendo-lhe:

– Meu caro: o crime jamais compensará quem o pratica! Creia!

 

PERGUNTA-SE:

– Em que se baseou Marcos para deter um dos homens, e qual foi? 

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO