Autor

Mr. King

 

Data

Outubro de 1977

 

Secção

Enigma Policiário [19]

 

Publicação

Passatempo [41]

 

 

 

 

 

 

 

Solução de:

UM CASO NA INGLATERRA

Mr. King

Apresentada por Platão

Em Inglaterra, o trânsito de veículos é feito pela esquerda, contrariamente ao resto da Europa. Logo, os carros ali utilizados têm o volante do lado direito. O primo de Mr. King só poderia estar sentado do lado esquerdo do veículo, visto que não era ele quem conduzia. Ao olhar para trás, só poderia ver o soldado Smith, do lado direito do veículo, visto que o soldado Davis estava atrás dele, nas suas costas. Havendo uma curva à esquerda, os corpos dos ocupantes, devido à força centrífuga, são deslocados para a direita, logo teria sido o soldado Smith que teria caído do veículo. Mas neste caso haveria crime, porque a força centrífuga só se começa a acentuar e a notar-se a partir do meio da curva e um corpo que caia é lançado para a frente, logo o soldado Smith foi empurrado no momento em que o cabo começava a travar para diminuir a força centrífuga.

Um corpo sendo empurrado dum veículo em movimento tem tendência a deslocar-se para trás. Assim se explica que o soldado Smith foi empurrado pelo soldado Davis, ao qual, o primo de Mr. King apontou a pistola acusando-o de crime.

Ora até aqui tudo certo, mas nota-se que «tudo isto é pura invenção» como disse João Gomes, porque o primo de Mr. King disse que o caso aconteceu a 29 de Fevereiro «um ano após ter terminado a 2.º Grande Guerra Mundial…» Ora isso nunca poderia ser, visto que os anos bissextos, com o Fevereiro de 29 dias, só aparecem de quatro em quatro anos e após o termo da 2.º Grande Guerra Mundial o ano bissexto mais próximo foi 1948. Como a 2.º Grande Guerra teve o seu termo em 1945, um ano após nunca poderia ser ano bissexto, impossibilitando assim a existência do 29 de Fevereiro.

Assim se vê que este ano foi puramente inventado, embora se saiba quem é que o primo de Mr. King quer apresentar como culpado.

© DANIEL FALCÃO