Autor

O Morcego

 

Data

7 de Abril de 1977

 

Secção

Mistério... Policiário [108]

 

Publicação

Mundo de Aventuras [184]

 

 

QUEM DIRIA QUE NUMA AULA DE MATEMÁTICA…

O Morcego

 

Há já algum tempo, numa sala de Matemática, o meu professor desta disciplina apareceu com um problema engraçado, mesmo muito.

À primeira vista parecia que aquele problema nada tinha a ver com a disciplina de Matemática, mas o professor logo nos disse que a sua resolução fazia parte da matéria do programa para o primeiro ano.

Ao mesmo tempo que ia passando o problema e o ia lendo, sem vislumbrar alguma solução, perguntava-me se o professor não estaria «gozando a malta»

Então ele aplicando as tabelas de verdade da implicação foi desbobinando o seu raciocínio, parando frequentes vezes para tirar dúvidas de todos nós. Só depois de ter acabado, comprendemos o que estava escrito, o que, aliás não parecia agora muito difícil. Só que aquele problema tinha um contra: dava duas soluções possíveis, porque as permissas eram poucas.

Fui para casa, sempre a pensar no problema e, pondo-lhe um outro texto e acrescentando-lhe mais uma alínea, deixei-lhe uma só solução.

 

Há pouco tempo, vendo pela primeira vez no «Passatempo» e depois no «Mundo de Aventuras», um problema por eliminatórias, fez-me voltar a pensar nesse problema que tinha feito, e, tendo-o encontrado, resolvi adaptá-lo para um problema de lógica policiário, porque a maioria dos problemas que tinha visto foram todos de autoria dos «veteranos»… ou quase.

Bem, é melhor deixar a «conversa fiada» e vamos ao que interessa: o problema…

 

Existem três pessoas que têm três profissões. Tudo consiste em dar a cada nome a sua profissão. Os nomes são: João, Jorge, e José; e as profissões são: advogado, polícia e dectetive.

E agora as permissas:

1 – Se o João é detective o Jorge é advogado.

2 – Se o José é advogado o Jorge é polícia.

3 – Se o José é polícia o João é advogado.

4 – Se o Jorge é detective o João é polícia.

5 – Se o João é advogado o José é o polícia.

 

PERGUNTA-SE:

1 – Faça corresponder o nome certo à profissão certa.

2 -  Diga como o fez.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO