Autor

Paulo

 

Data

25 de Março de 2021

 

Secção

Policiário [64]

 

Competição

Torneio do Centenário do Sete de Espadas

Prova nº 1 – B

 

Publicação

Sábado [882]

 

 

Solução de:

MEMÓRIAS

Paulo

 

Vejamos os factos narrados e quais conduzem à falsidade do relato.

O Benfica jogou a 2 de maio de 1962, em Amesterdão, a final da Taça dos Campeões Europeus em futebol, ganhou e entre os jogadores estavam Águas, Coluna e Eusébio. O regresso a Portugal foi feito num avião da TAP.

Nestes pormenores não há qualquer contradição com a narrativa.

Também a roupa para viajar de avião era perfeitamente adequada, não havendo aí nenhum aspeto contraditório com a realidade.

Já quanto à paisagem observada não se passa o mesmo. O monumento a Cristo-Rei foi inaugurado em 17 de maio de 1959, mas a construção da ponte sobre o rio Tejo teve início a 5 de novembro de 1962, tendo sido inaugurada em 6 de agosto de 1966. Sendo assim, em maio de 1962 não era possível chegar de avião a Lisboa e ver a ponte.

Também as canetas de tinta permanente não podem ser usadas nos aviões. Devido à baixa pressão exterior, a tinta sai do depósito. Toda a roupa que estivesse em contacto com ela ficaria manchada e a caneta não podia ser utilizada.

Sendo assim, a hipótese correta é a D) Não era possível ver aquela paisagem de Lisboa à chegada nem ter escrito aquele poema no avião.

© DANIEL FALCÃO