Paulo

Solução de:

O ASSALTO

Paulo

Os três interrogados não dizem nada que os incrimine nem que os ilibe de um possível roubo, no entanto dona Miquelina está a mentir. Provavelmente, por não gostar daqueles jovens, ou outros, tentou arranjar uma forma de os prejudicar seriamente, numa situação que poderia levar um deles à prisão. Essa atitude está de acordo com a sua maneira de ser.

Vejamos as suas mentiras:

a) Diz que pôs a chave do carro na mala e esta lhe foi roubada. No entanto foi com o mesmo carro para a esquadra. Portanto, não tinha posto a chave na mala. A referência ao roubo da chave só se percebe numa tentativa de tomar o delito mais grave, mas é falsa.

b) A irmã diz que ela lhe telefonou depois do assalto. Se tinha o telemóvel na mala e ele foi roubado dentro desta, não podia ter telefonado depois de ter sido assaltada. Se telefonou, então não pode ter havido assalto.

O que se terá passado?

Dona Miquelina não gostava daqueles jovens e pretendia castigá-los. Um qualquer, não importava qual. Para isso, o melhor era simular um assalto, e desse modo fazer uma tentativa de mandar um deles para a cadeia. Como o seu telemóvel era muito antigo, talvez pretendesse desfazer-se dele, pelo que não se importou de o deitar fora. Terá salvaguardado todos os seus bens e deitou no contentor apenas a mala o telemóvel e a carteira.

O facto de o telemóvel só ter as suas impressões digitais também significa que mais ninguém, nomeadamente o ladrão, terá mexido no telemóvel. Portanto o presumível ladrão, que não existiu, e a dona Miquelina seriam a mesma pessoa, ou seja, não existiu qualquer ladrão.

Contribuindo ainda mais para os comportamentos contraditórios, telefonou à irmã e depois dirigiu-se à esquadra. Os erros que cometeu foram tão evidentes que rapidamente se demonstrou a falsidade da narrativa que inventou.