Autor

Prof. Pragas

 

Data

Agosto de 1977

 

Secção

Enigma Policiário [17]

 

Competição

Volta a Portugal em Problemas Policiais

6ª Etapa

(Viseu – Guarda – Covilhã – Castelo Branco – Évora)

 

Publicação

Passatempo [39]

 

 

 

 

 

 

 

Solução de:

EXPEDIÇÃO FATÍDICA

Prof. Pragas

 

Almada Girão afirmou que «…não estávamos na estação das chuvas e assim, com céu limpo, orientando-me pela estrela polar, já que a bússola que tínhamos, ficara ele com ela, consegui chegar ao ponto de partida».

Ora, esta sua afirmação constitui uma mentira flagrante. Efectivamente, sabendo-se que o Brasil, quase na sua totalidade, se situa abaixo da linha do Equador, como era possível o réu orientar-se pela ESTRELA POLAR?

Como se sabe, a estrela polar só pode ser vista dos pontos colocados acima da linha do Equador. Logo, situando-se o Recife e as minas em causa abaixo daquela linha, Almada Girão mente exuberantemente ao afirmar ter-se orientado daquela forma. Note-se ainda que, mesmo nos pontos onde é possível fazer-se a orientação através da Estrela Polar, essa orientação só é possível durante a noite, mas nem sempre a «olho ». Ora, neste caso, Almada Girão teria de caminhar durante a noite e descansar de dia, o que é perfeitamente insólito pois se a selva é um perigo constante durante o dia, muito mais perigosa se torna durante a noite. E sem luz, sem armas, sem qualquer meio de defesa, seria um verdadeiro milagre Almada Girão conseguir chegar ao Recife são e salvo. Até por que, acrescente-se, a natural densidade da selva brasileira tornaria muito pouco propícia uma orientação como a pretendida.

De notar, ainda, que Almada Girão no documento anterior ao da divulgação da morte de Luís Pombal, diz: «Tive conhecimento de que iria ser incriminado pela morte de Luís.» Ora, se ele soubera antecipadamente da morte do companheiro, antecipadamente já sabia que iria ser incriminado dessa morte, porque antecipadamente só ele saberia que era o assassino, porque, como é evidente, nessa altura só o assassino podia ter conhecimento de tal facto.

Vários outros pormenores bastante comprometedores para Almada Girão é possível ainda extrair do texto, mas, desnecessários que são já para demonstrar a sua mais que evidente culpabilidade, dispensamo-los.

© DANIEL FALCÃO