Autor

Rui Kid

 

Data

19 de Setembro de 1986

 

Secção

Detective [9]

 

Competição

1ª Supertaça Policiária - Cidade de Almada

Problema nº 5

 

Publicação

Jornal de Almada

 

 

MORTE NA VARANDA

Rui Kid

 

A quinta dos três mosqueteiros era conhecida em toda a região devido à sua antiguidade e ao facto de acerca dela se contarem muitas lendas.

Há dez anos atrás o seu dono dividiu a quinta em quatro imensos lotes que posteriormente vendeu a algumas pessoas da cidade. Actualmente, quem por ali passar, depara com quatro grandes casas, entre as quais se destaca a do Dr. Pena de Almeida, um autêntico palacete. Depois, e nos três lotes situados à direita da propriedade do Dr. Pena de Almeida, situa-se, primeiro a casa do Eng. Cruz, ao lado, a casa do Eng. Tomás e por fim, no extremo da antiga quinta, a bela Vivenda do Prof. Henriques. O acesso às casas é feito por quatro estradas alcatroadas (com alguns buracos devido ao mau tempo) com cerca de 3 metros de largura e que começam numa rotunda situada à saída da Vila, onde todos os dias um simpático polícia sinaleiro dirige o trânsito, uma vez que a rotunda dá acesso a três vias públicas além daquelas quatro particulares.

Todos os locatários da antiga quinta possuíam animais domésticos que durante o dia andavam soltos. Para impedir que eles fossem para a estrada cada proprietário colocou nas bermas da estrada que dava acesso à sua casa uma rede de buracos largos com 1,75 metros de altura (atrás das casas não havia qualquer obstáculo que impedisse a circulação entre os lotes). De 5 em 5 metros a rede era presa num barrote de cimento com 1,90 metros de altura, pois poderia ser preciso a qualquer momento elevar a rede. As estradas que davam acesso às casas dos dois engenheiros e do professor tinham aproximadamente 600 metros de comprimento; O Dr. Pena de Almeida não quis construir a sua casa tão longe da Vila e assim a sua estrada tinha somente 300 metros, praticamente em linha recta, aliás, corno sucedia com as outras três. No entanto ergueu-a encostada ao lote mais próximo, de tal modo que só 3 metros a separavam da estrada que conduzia a casa do vizinho. Mais ou menos na direcção da casa do doutor as estradas dos seus vizinhos estavam separadas entre si cerca de 20 metros, pois nesta zona os lotes afunilavam bastante. O Dr. Pena tivera um motivo para construir a sua casa naquele local: Gostava de passar os tempos livres na varanda a ver os vizinhos passarem de carro de casa para o emprego e vice-versa, além de outras viagens, claro. O doutor estava reformado, passando agora a maior parte do tempo no seu laboratório particular, onde estava por vezes dois e três dias sem que Garcia, o seu empregado (única pessoa que vivia com ele), o visse, pois vivia no outro extremo do palacete. Só atendia o doutor quando este o chamava pelo telefone interno.

O Dr. Pena de Almeida tinha sido assassinado e foi mais ou menos com este cenário que o Inspector Casquinha deparou quando iniciou as investigações. Depois de registar todos os apontamentos dirigiu-se à Vila para almoçar. Enquanto comia, reviu os acontecimentos desse dia 1 de Março de 1984 (dia de intensa trovoada, como sucedia desde alguns dias atrás apesar de não chover).

9h: Telefonema de Garcia para a polícia.

9,30h: Chegada ao local acompanhado pelo médico legista. O corpo encontrava-se estendido ao comprido de barriga para cima, distinguindo-se na testa um ferimento provocado por uma bala. A cerca de 30 cm do corpo estava uma caneta de tinta permanente e um pouco ao lado algumas folhas brancas sem nada escrito, em cima das quais miava o gato de estimação do doutor. A varanda, onde se encontrava o corpo, situada no 1.º andar (ao lado do laboratório) a 2m do chão, tinha 3m de comprimento e 1m de largura, não possuindo grades (o doutor receava que o gato caísse, segundo Garcia) mas um muro de guarda em todo o seu comprimento e largura com cerca de 90cm de altura, estando situada no lado direito do palacete.

10h: Encontro da provável arma do crime (um revólver) no lote do Eng. Tomás, mas entre a sua estrada e a do Eng. Cruz e sensivelmente na direcção da varanda.

11,30h: Fim da análise laboratorial da arma. Não apresentou impressões digitais. O depósito estava moderadamente brilhante, muito negro, gordo e húmido, ainda com cheiro característico. Como reacção característica utilizou-se a dos sulfuretos: Após a introdução de aceteto de chumbo a cor apresentou-se negra.

Para provar que o projéctil que matou o doutor (extraído pelo médico legista) foi disparado pelo revólver encontrado, utilizou-se o método da caixa de serradura (uso de uma caixa de 80cm de comprimento cheia de serradura peneirada e molhada, separada em compartimentos de 15 cm por folhas de papel que podem ser retiradas pela parte superior; disparando sobre a serradura o projéctil correrá ao longo do interior da caixa até se deter por perda de velocidade; depois retiram-se as folhas a partir da boca da caixa até aparecer uma folha sem ter sido perfurada, sabendo-se imediatamente o compartimento onde o projéctil se deteve; por fim retira-se a serradura até encontrar o projéctil isento de qualquer deformação). O exame foi positivo uma vez que o calibre, número de ranhuras correspondentes às estrias, sentido de enrolamento das estrias, inclinação, forma e peso, eram iguais ou muito idênticos (no caso dos três últimos parâmetros) para os dois projectos.

11,45h: Leitura do relatório do médico legista; segundo o qual e em síntese, às 9,30h o cadáver encontrava-se completamente rígido devido à acumulação de ácido láctico nos músculos, enquanto a ferida se encontrava rodeada de queimaduras e tatuagens, não se verificando esfacelamento de tecidos que permaneceram nos mesmos locais, embora queimados.

12h: Declarações dos principais suspeitos. Todos afirmaram não ter ouvido o tiro, decerto devido à trovoada.

GARCIA: – O doutor gostava de estar só e por vezes não o via durante 2 ou 3 dias. Fazia a comida numa divisão do laboratório e só me chamava quando necessitava de víveres. Hoje estranhei que ele não me chamasse, pois não o fazia desde Domingo passado e fui ver se lhe tinha acontecido algo estranho. Quando cheguei à varanda e deparei com o corpo e o gato a miar à sua volta, fui logo telefonar à polícia, não tendo mexido em nada. A morte era evidente e o facto de haver crime também. Já trabalhei na polícia e tenho experiência destas coisas.

ENG. TOMÁS: – Tive alguns problemas com o doutor devido a uma vaca que invadia a minha propriedade e matava as galinhas, mas não lhe queria mal. Cheguei Segunda-Feira passada a casa, cerca das 18h e não voltei a sair por me encontrar adoentado, até que os senhores me chamaram. Quando passei em fronte da sua casa vi o doutor na varanda e até lhe acenei. Reparei que estava a escrevinhar qualquer coisa.

ENG. CRUZ: – Como sucedia com o Tomás, também a vaca do doutor me trazia problemas, pois atravessava o meu lote e danificava as hortas, além de às vezes correr atrás dos cavalos. Claro que isso não era razão para o matar e não tenho nada a ver com o assunto. Ontem regressei a casa cerca das 17h o não vi o doutor à varanda como habitualmente. Tive de sair hoje às 3h da manhã para ir resolver um problema na minha fábrica devido a avaria numa máquina no turno da noite. Custou-me bastante sair de casa para ir à garagem buscar o carro, pois devido à trovoada houve um corte na energia eléctrica e estava uma noite sem luar. De modo que não se via nada na rua.

PROF. HENRIQUES: – Por vezes a vaca do doutor também vinha até à minha propriedade, mas como eu também tenho vacas, o único prejuízo era a ração que ela comia. Pensei em colocar uma cerca nas traseiras da casa, mas para cercas bastam-me as da estrada e desisti da idéia. Actualmente estou de férias e a trovoada assim como os ameaços de chuva, tem-me retido em casa. Antes-de-ontem saí depois de almoço, cerca das 14h, para ir à Vila, mas quando cheguei à rotunda desisti e voltei para casa, tendo reparado que o doutor não estava à varanda. Ontem voltei a sair à mesma hora, tomei a bica na Vila e regressei a casa, tendo chegado cerca das 15h. Notei que o doutor não estava na varanda e até estranhei, pois antes-de-ontem também não estava, como já disse.

Pelo que lhe era possível ver à distância, o polícia sinaleiro não se apercebeu de nada de estranho que tivesse ocorrido junto da casa do doutor nos dias anteriores, tendo confirmado as passagens pela rotunda dos dois engenheiros e do professor às horas por eles referidas, excepto a saída do Eng. Cruz às 3h da madrugada, como era lógico, pois de noite não trabalhava. Curiosamente os dois engenheiros e o professor viviam somente com empregados, tal como a vítima. Todos eles confirmaram as estadias em casa, as saídas e entradas dos suspeitos às horas por eles referidas, excepto a tal saída do Eng. Cruz às 3h. A falta de energia a esta hora foi confirmada pelos serviços técnicos da empresa distribuidora.

O Inspector Casquinha acabou de almoçar. De repente lembrou-se que… Sim era isso. O caso estava resolvido!

 

Pergunta-se:

1 – Quem matou o Dr. Pena de Almeida?

2 – Justifique, dizendo também a que dia e hora ocorreu o crime.

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO