Autor

Autor não identificado

 

Data

20 de Abril de 1950

 

Secção

Os Casos do Inspector Lister

 

Competição

I Torneio do C.D.M.A. – 1950

Problema nº 7

 

Publicação

Mundo de Aventuras

 

 

“FRANKFORT, O JOVEM DETECTIVE…”

Autor não identificado

 

Francfort, o jovem «detective», que desde que iniciara a sua actividade ao serviço da Justiça, tinha sido alvo de muitas felicitações, devidas aos brilhantes resultados obtidos nos casos que lhe haviam sido confiados, via-se a braços com mais um problema: a morte do banqueiro Smith Freddy.

O banqueiro milionário residia com seu irmão France, numa luxuosa moradia. Com os dois irmãos, vivia um velho criado, que, havia 23 anos, servia a vítima, com invulgar dedicação e pela qual era muito estimado.

Vejamos como o caso foi descrito ao «detective» pelo irmão da vítima:

– «O meu desventurado irmão encontrava-se no escritório, quando, – deviam ser, aproximadamente, 23 horas, – me pareceu ouvir um ruído, como de qualquer coisa ao cair no chão. Avancei e, logo que abri a porta, deparei com meu irmão estendido no chão, já sem vida. A luz estava apagada, e a janela que dá para o jardim, aberta de par em par. Sobre a secretária, encontrei isto… 

E o narrador estendeu ao «detective» uma folha de papel, escrita pelo banqueiro, dias antes, – segundo a data, – e na qual declarava que, no caso de falecimento seu, inesperado, – pois tencionava fazer testamento, brevemente, – toda a sua fortuna seria legada a seu irmão France.

Seguidamente, o «detective» interrogou o criado, que declarou encontrar-se, à hora da ocorrência, ausente em local que indicou. Esta afirmação foi confirmada.

Depois, o jovem «detective», prosseguindo as averiguações, notou que um dos vidros da janela fora partido, para que o criminoso pudesse abrir o fecho interior, metendo a mão pelo orifício. Como prova, no jardim, sob a janela, Francfort notou fragmentos do vidro quebrado. O «detective», bastante preocupado, conseguiu, enfim, resolver o caso. E pergunta:

 

1 – Quem foi o culpado? Pessoa estranha à casa?

2 – Com que intuito? – Como deduziu o facto? 

 

SOLUÇÃO (não publicada)

© DANIEL FALCÃO