Autor

Sir Lock

 

Data

22 de Janeiro de 1976

 

Secção

Mistério... Policiário [45]

 

Competição

I Grande Torneio

Policiário nº 11

 

Publicação

Mundo de Aventuras [121]

 

 

O CASO DA PISCINA VAZIA…

Sir Lock

 

O inspector Nelson Bravo foi chamado ao palacete do milionário Pedro d'Alpuim em virtude do infortunado industrial ter sofrido um fatal acidente. A crer nas palavras dos dois sobrinhos: Abel e Dorindo d'Alpuim, a vítima saltara de uma prancha a dois metros de altura para a piscina vazia… Acrescentaram que o tio tinha perdido a vista cinco anos antes mas que continuara a praticar o seu desporto favorito. Por outro lado o jardineiro jurou que tinha mudado a água da piscina no dia anterior como o vinha fazendo desde que trabalhava na casa pois o sr. Pedro d'Alpuim não tolerava falta de método. Esvaziava a piscina e enchia-a todas as terças, quintas-feiras e sábados, pelo que, o tampão se soltara por qualquer razão e a água escoara-se ou então a piscina estaria cheia naquele dia: sexta-feira.

E ali, encostado à cancela, dando urna vista de olhos para o carreiro ensaibrado e ladeado por um alto renque de arbusto laboriosamente trabalhado e tratado para guardar a piscina de olhares indiscretos, o inspector escutava as vozes dos seus homens atarefados em volta do corpo de Pedro d'Alpuim e sentia-se ligeiramente comprometido por ter procurado um local onde pudesse evitar a visão daquela cena de sangue e horror.

– Portanto, ambos almoçaram com o vosso tio… O sr. Abel saiu para a cidade às 8,30 horas e o senhor Dorindo subiu para o escritório às 8,40 horas, enquanto o sr. Pedro d'Alpuim ficou na saleta. Às 9 horas o jardineiro abandonou o palacete, pelo que só ficaram em casa o sr. Dorindo e o sr. Pedro. Embora o escritório fique em frente da piscina o sr. Dorindo não reparou se a piscina ainda estava cheia pois esteve a trabalhar e só foi à janela quando o sr. Abel d'Alpuim;, ao abrir a cancela, deu um grito de aviso para o vosso tio.

– Eu ouvi o grito do Abel e percebi as palavras: «…piscina… vazia…» – corroborou Dorindo d'Alpuim.

– Você viu o jardineiro encher a piscina, sr. Abel d'Alpuirn? – o inspector coçou o queixo. – Disse-me que reparou no facto ontem à tarde! E o sr. Dorindo não viu! Resumindo: o sr. Abel saiu às 8,30 horas e

Saí, cheio de pressa. Tinha um encontro marcado e vim por este carreiro. Lamento não ter passado pela piscina pois poderia ter evitado o acidente!

– O sr. Dorindo nunca assomou à janela sobranceira à piscina?

– Só quando o Abel gritou.

– Ficou em casa e no escritório das 8,40 até às 11,30, hora do acidente! Não viu o jardineiro encher a piscina e

O inspector calou-se… Um pequeno e desanimado cortejo apareceu vindo da curva do carreiro e levando o corpo de Pedro d'Alpuim. Tornou a olhar para a prancha que sobressaia por cima do reque de arbustos e suspirou. Disse para os dois:

– Não foi acidente. Um de vocês preparou-o. Um de vocês tirou o tampão… – voltando-se para um dos sobrinhos avisou: –Está preso por assassínio, meu rapaz!

 

1 – Quem matou Pedro d'Alpuim?

2 – Em que se baseia para afirmá-lo?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO