Autor

Verbatim

 

Data

8 de Julho de 2012

 

Secção

Policiário [1092]

 

Competição

Campeonato Nacional e Taça de Portugal – 2012

Prova nº 6 (Parte II)

 

Publicação

Público

 

 

LIBERTAÇÃO PASCAL

Verbatim

 

Na cidade de Felicitas, na Mirabilia, era costume libertar um preso pela Páscoa. O director da prisão, Benigno Justiceiro, tendo efectuado uma selecção muito cuidadosa, viu-se confrontado com quatro candidatos em iguais condições, mas de que só podia escolher um. Chamou esses quatro reclusos e, congratulando-se pelo seu bom comportamento, informou-os da necessidade de os sujeitar a um teste que lhe permitisse escolher o mais habilitado para iniciar uma nova vida.

A primeira prova apresentada pelo director foi a seguinte.

Têm-se oito sacos muito semelhantes, cheios de moedas. Sete dos sacos contêm peças falsas, com o peso exacto de 10 g. por unidade. Um dos sacos, porém, tem moedas verdadeiras com o peso exacto de 10,5 g. por unidade. Ao tacto e à vista, as peças falsas não se distinguem das verdadeiras. Qual é o número mínimo de operações de pesagem necessário para, de uma forma garantida, se descobrir o saco das moedas verdadeiras?

Estão disponíveis balanças com a precisão adequada às pesagens a realizar. Cada verificação de peso, seja directo (de um certo número de moedas) ou relativo (entre dois números iguais de moedas), corresponde a uma operação de pesagem É permitido marcar e retirar dos sacos as moedas que forem necessárias, desde que não se altere o seu peso de forma sensível ou volte a qualquer saco uma peça que não tenha de lá saído.

O director chamou mais de uma vez a atenção para o facto de se ter de descobrir o saco das moedas verdadeiras sem a contribuição de qualquer factor aleatório, pois que, com a estrelinha a brilhar, até se poderia ter a sorte de apontar para esse saco antes de qualquer pesagem.

Os reclusos pensaram, pensaram… e, ao fim de algum tempo, apresentaram os seus resultados. Apenas um deles determinou e justificou devidamente o número mínimo de operações de pesagem a efectuar. Por isso, foi libertado sem necessidade de mais provas.

Quem terá sido?

 

A – J. Azougado, 7 pesagens

B – M. Traquinas, 1 pesagem

C – F. Remexido, 2 pesagens

D – P. Desinquieto, 3 pesagens

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO