Autor

Vítor Hugo

 

Data

30 de Agosto de 1956

 

Secção

Quem Foi?

 

Competição

Torneio dos Produtores

XVII Problema

 

Publicação

Mundo de Aventuras [368]

 

 

UM CASO ESTRANHO

Vítor Hugo

Dedicado a Mister… Ioso

 

Os jornais especularam sobre o assunto, formulando hipóteses, as mais fantasiosas, já por se tratar duma figura assaz conhecida no mundo das letras, já pelo mistério que rodeava a sua morte.

Foi um criado, que de manhã, ao abrir o escritório para proceder à habitual limpeza, deu com o macabro achado… caído junto à secretária: seu amo, o ilustre historiador Carlos Duarte, assassinado, assim concluiu a polícia, com um tiro disparado de muito perto.

As autoridades limitaram-se a verificar o óbito e a proceder às primeiras diligências.

Como pormenor curioso, encontraram amarfanhado numa das mãos do professor, um papel com estes dizeres:

 

CUM MANUM, MINHA FILHA

 

Provou-se que tão estranha mensagem tinha sido redigida pelo punho do historiador, na agonia.

Todos os esforços levados a efeito no sentido de se descobrir a identidade de uma possível filha, resultaram improfíquos, dado que apenas depararam com uma vida íntegra, devotada aos estudos.

As suspeitas recaíram, então, sobre a sua jovem esposa, por as relações entre ambos, ultimamente, não serem muito cordiais, e sobre o irmão da vítima, herdeiro legítimo.

Este mistério causou muitas dores de cabeça ao inspector Mário Neto, mas ao apresenta-lo ao seu amigo, o jovem advogado Jorge de Melo, este sorriu e demonstrou-lhe que os casos mais singulares nem sempre são os mais difíceis de resolver…

 

PERGUNTA-SE:

Qual a sua opinião sobre este caso?

a) Quem foi o culpado?

b) Porque pensa assim?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO