Autor

Xavier Benigno

 

Data

1 de Setembro de 1977

 

Secção

Mistério... Policiário [129]

 

Competição

Torneio “4 Estações 77” | Torneio C – Verão

Prova nº 4

 

Publicação

Mundo de Aventuras [205]

 

 

NO HARÉM DAS VIRGENS…

Xavier Benigno

 

A madrugada agora é diferente, não pelo facto de a beleza ter deixado de ser jovial. A jucundidade é e sempre foi apanágio das coisas belas. A madrugada é diferente porque houve uma transferência da alegria, pois que a mira de lucro fez calar o cantar do galo. Sim, é isso o que se passa, pelo menos, naquele mini-aviário de poedeiras, sem calaza. Ali nunca se admitiu a presença do macho.

No mini-aviário do Tomé esta madrugada foi diferente ainda por outra razão. Confiava ele na honestidade, e daí, durante o tempo ameno, a porta ondulada da antiga garagem ficava enrolada e o acesso aos seus galináceos era de uma franqueza tal que desafiava toda a seriedade de intenções.

Depois de acordar, Tomé obrigava-se a uma sequência de actos habituais, e dentro deles destacava-se o da visita aos bichos, acompanhado de Júlio, seu único filho. Viúvo, socorria-se dos préstimos de um casal que habitava permanentemente em sua casa. Enquanto Bernardo se encarregava, logo ao amanhecer, de distribuir a farinha e a água às galinhas, a mulher ia dar a vianda ao restante vivo. E assim alternavam neste serviço.

«Mondego» não fazia excepção quer a estranhos, quer a conhecidos, quanto a encher o ar com os seus latidos. A vista das pessoas que o seu ouvido detectava ao longe, tomava a atitude consoante elas fossem. Se de estranhos se tratasse atirava-se a eles, se não emudecia e procurava um afago na nuca ou uma palavra amiga. Se houve noite em que ele ladrou foi essa. Tomé já acostumado não ligava meia. Apenas notou o facto. Antes de descerem em direcção ao recinto, o trambelho da porta caía cuidadosamente no travão, impedindo que o cão os seguisse.

Chegados às proximidades da entrada do aviário, as tectrizes espalhavam-se pelo saibro como premissas de algo de anormal. Lançando os olhos à bateria, deram pela falta de meia dúzia de animais.

– Quem os teria furtado? – perguntava-se Tomé em voz alta.

– Galinhas na segunda postura, é um crime matá-las – observou Júlio. – Agora que elas estavam a dar em cheio.

Tomé mandou o filho chamar por Bernardo. Este veio passados dez minutos. Interrompera a rega da horta.

Não quis acordar o patrão, quando dera pela falta das galinhas. Estavam roubadas e nada adiantava avisá-lo mais cedo.

E os dias corriam sem que se descobrisse o ladrão. A produção dos ovos continuava a ser excelente. Foi então que Tomé resolveu confidenciar ao filho a sua certeza de que havia sido gente da casa que furtara as galinhas.

Júlio ouviu o pai e depois de reflectir expôs a sua opinião.

 

PERGUNTA-SE:

1 – Em que se baseou Tomé para afirmar que fora gente da casa que furtara as galinhas?

2 – Qual teria sido a opinião do Júlio?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO