Orientadores

Inspector Varatojo & Correia Watson

 

Datas

De 19 de Julho de 1958

Até

 

Publicação

Magazine do Diário Ilustrado

 

 

 

GABINETE DO INSPECTOR VARATOJO

 

CARTA ABERTA

 

É sempre com o maior prazer que se toma contacto com um público novo e como tal, sentimo-nos orgulhosos de incluir no número dos mais célebres amadores de Sherlock Holmes, os leitores do «Diário Ilustrado».

A arte de dedução e a ginástica do raciocínio constituem hoje simultaneamente, um recreio espiritual e um modo curioso de aumentar o número de conhecimentos, visto a polícia e o seu consequente investigador serem forçados a possuir uma bagagem elevada de cultura geral.

O assassino hoje em dia, principalmente na literatura policial, encarna figuras de alto relevo social, defendendo teses de arquitectura ou expondo com clareza e abalizada autoridade filosofia, astrologia ou alta matemática.

Evidentemente que, para enredar criminosos de tal potência, o fio tecido à sua volta tem que ser consistente, lógico, preciso e o investigador um indivíduo preparado técnica e intelectualmente para um combate de morte entre a justiça e o crime.

Propomo-nos aqui desenvolver o gosto dos «Sherlocks» pela literatura policial e pela investigação científica, ginasticando-lhes a memória e pondo à prova, sempre que surja uma oportunidade o raciocínio e a perspicácia.

Traçámos uma orientação para esta página mas estamos dispostos a alterá-la sempre que o gosto dos «Sherlocks» nos canalize para outra, com sugestões que aceitaremos sempre de bom grado, ficando desde já à disposição de todos, os vossos amigos.

INSPECTOR VARATOJO & CORREIA WATSON

(in Gabinete do Inspector Varatojo nº 1 – 19 de Julho de 1958)

 

PROBLEMAS PUBLICADOS

 

 

SECÇÃO

DATA

PROBLEMAS

 

Torneio Scotland Yard

 

55

1.Agosto.1959

11

O ROUBO DO RELÓGIO...Júlio Dinis Faria dos Santos

 

61

12.Setembro.1959

14

O CASO DO PONTO “C”A. Varatojo

© DANIEL FALCÃO