Autor

Às de Oiros

 

Data

23 de Fevereiro de 1950

 

Secção

Os Casos do Inspector Lister

 

Competição

I Torneio do C.D.M.A. – 1950

Problema nº 1

 

Publicação

Mundo de Aventuras

 

 

“UM RELÂMPAGO FURTIVO RASGOU…”

Às de Oiros

 

Um relâmpago furtivo rasgou a escuridão e um tiro quebrou o pesado silêncio que envolvia a enorme casa…

 

Meia hora depois, encontravam-se reunidos, numa sala da vivenda, todos os habitantes da casa e o Inspector Y, que fora chamado, logo após o crime.

No momento em que entrámos, dizia o Inspector: – «A morte foi instantânea. A pistola ficou caída, mas não apresenta impressões digitais. E, já agora, talvez lhes interesse saber que o cofre do morto se encontra aberto e completamente vazio.»

Um «ah» de admiração percorreu o grupo e o Inspector resolveu, então, fazer um inquérito.

Secretário: Já estava deitado, quando ouviu o tiro. Levantou-se imediatamente e, quando chegou ao escritório, já lá se encontrava o mordomo. Sim, o cofre continha bastantes valores, e quem possuía a única chave era o patrão.

Mordomo: Preparava-se para se deitar, quando o tiro soou. Como ainda estava vestido, foi o primeiro a chegar e descobrir o corpo. Telefonou imediatamente para a Polícia e para o sobrinho do morto, que saíra, como habitualmente, e ficara muito surpreendido com a morte do tio.

O Inspector mandava recolher todos aos seus quartos, pois os restantes habitantes da casa nada mais tinham adiantado, quando a porta se abriu, dando passagem a um jovem bastante excitado e com aspecto de quem tinha andado muito depressa, o qual se dirigiu imediatamente ao Inspector e lhe perguntou:

– «Então, Inspector? Já descobriu o ladrão? Espero que sim!»

O Inspector conservou-se calado durante uns momentos e, por fim, abriu a boca num largo sorriso, exclamando jovialmente: – «Descanse, meu amigo! O caso já está resolvido e o criminoso não ficara sem castigo!»

 

1 – Quem roubou e matou?

2 – Como chegou a essa conclusão?

 

SOLUÇÃO

© DANIEL FALCÃO