Jomape

Enigma Policiário [7]

Volta a Portugal em Problemas Policiais

2ª Etapa

(Abrantes – Tomar – Leiria – Marinha Grande – Figueira da Foz – Coimbra)

Passatempo [29]

A LÓGICA ENTRE A POLÍTICA E A GEOGRAFIA

Jomape

Na primeira semana de trabalho com os seus novos agentes, o Inspector Nunes dos Santos, desejando avaliar os conhecimentos e a capacidade de raciocínio desses colaboradores, apresentou-lhes o seguinte problema:

Naquela sala, ali ao lado, encontram-se cinco suspeitos, com nomes diferentes (Bento, Matos, Alves, Nunes e Costa), de localidades diferentes (torrejano, albicastrense, flaviense, escalabitano e calipolense) e de partidos diferentes (PS, PPD, CDS, PC e UDP).

Sabe-se que:

1 – O simpatizante do PC situa-se politicamente à esquerda do flaviense e este à esquerda do Matos.

2 – O simpatizante do CDS não é albicastrense, nem torrejano, e também não é o Alves, nem o Bento; o distrito do Costa não é atravessado pelo rio Tejo.

3 – Nas eleições para a Assembleia da República o partido do Costa ficou à frente do partido do Alves, mas atrás do partido do torrejano.

4 – O distrito do Nunes não se reparte por várias províncias e a província do simpatizante do PS não se estende por três distritos.

5 – É rigorosamente igual a distância entre a localidade do simpatizante do PC e a localidade do Nunes e entre esta e a localidade do albicastrense, distância essa que é sensivelmente maior que a distância (não nula) entre a localidade do Alves e a localidade do simpatizante da UDP.

TRABALHO. Identificar o nome, a localidade e o partido de cada um dos cinco suspeitos, descrevendo convenientemente o raciocínio seguido.