TORNEIO

QUEM É? QUEM É?

 

ANO NOVO, NOVOS DESAFIOS

 

Como ano novo requer vida nova, a secção O Desafio dos Enigmas – jornal AUDIÊNCIA GP (audiência.pt) e blogue Local do Crime (localdocrime.blogspot.com) – prepara-se para dar corpo a novas edições do Concurso de Produção de Enigmas Policiários “Mãos à Escrita!” e do Torneio de Decifração de Enigmas Policiários “Solução à Vista!”, iniciativas que decorrem em paralelo e que alcançaram grande sucesso em anos anteriores, tendo como vencedores Búfalos Associados e Daniel Falcão (produção) e Detetive Jeremias e Búfalos Associados (decifração) nas duas primeiras edições (2018 e 2019).

Entretanto, depois de conhecidos os nomes dos grandes vencedores do Torneio de Iniciação A. Raposo, que decorreu ao longo do ano 2021 e pretendeu sobretudo conquistar novos praticantes para a modalidade de decifração de problemas policiários e homenagear um dos maiores vultos do policiarismo nacional, o novo ano arranca com a iniciativa “Quem é? Quem é?”. Este torneio propõe-se desafiar os seguidores da secção a desvendar os/as escritores/escritoras de literatura policial que se “escondem” em 8 breves notas biográficas, que serão publicadas ao longo da primeira metade do ano que agora começa.

Aqui ficam os respetivos regulamentos:

 

QUEM É? QUEM É?

 

REGULAMENTO

 

1. O Torneio “Quem é? Quem é?” será composto por 8 (oito) provas, tendo por base enunciados que revelam passagens da vida e obra de alguns dos maiores nomes da Literatura Policial (um em cada prova), sem os identificar.

2. As propostas de solução de cada prova devem ser enviadas no prazo máximo de 15 (quinze) dias, após a sua publicação, através do email salvadorpereirasantos@hotmail.com.

3. As soluções devem incluir o nome do/a escritor/a biografado/a, acompanhado de informações o mais desenvolvidas possível sobre a sua vida e carreira.

4. Os concorrentes que acertem no nome do/a escritor/a biografado/a recebem automaticamente 5 (cinco) pontos.

5. Os autores das cinco melhores propostas de solução enviadas receberão mais 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, de acordo com o seu grau de qualidade.

6. O concorrente que reunir um maior número de pontos no final das 8 (oito) provas será o grande vencedor do torneio.

7. Os três concorrentes mais pontuados no final das 8 (oito) provas serão distinguidos com os seguintes prémios:

1.o classificado: Taça Dick Haskins;

2.o classificado: Taça Dennis McShade;

3.o classificado: Taça Ross Pynn.

8. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.

 

“MÃOS À ESCRITA!” – 2022/2023

CONCURSO DE ENIGMAS POLICIÁRIOS (PRODUÇÃO)

 

REGULAMENTO

 

1. O concurso é aberto a todos, sem condicionalismo de idade.

2. Cada concorrente pode apresentar mais do que um original.

3. Os trabalhos, na modalidade de produção de enigma policiário, em língua portuguesa, deverão conter enunciado e respetiva solução.

4. Os trabalhos deverão ser apresentados em suporte digital, formato A4, com tipo de letra Time New Roman, em corpo 12 e com 1,5 de espaçamento entre linhas.

5. O enunciado do enigma deve ter o máximo de 2 páginas e a solução o máximo de uma página e meia.

6. Os trabalhos, nos moldes atrás descritos, deverão ser enviados para o endereço eletrónico salvadorpereirasantos@hotmail.com, entre 1 de abril e 31 de maio de 2022.

7. A classificação dos enigmas será definida através da média da pontuação atribuída pelos participantes na edição 2022/2023 do Torneio de Decifração “Solução à Vista!” e pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas.

8. Na apresentação das propostas de solução dos enigmas do torneio de decifração acima referido, que decorre paralelamente, os participantes atribuirão aos enigmas entre 5 a 10 pontos (em função da sua originalidade e grau de dificuldade), tendo o orientador da secção o mesmo número de pontos para atribuir a cada enigma.

8.1. A atribuição dos pontos é feita da seguinte forma: na apresentação da proposta de solução do enigma que constitui a segunda prova do torneio de decifração, os participantes atribuirão a pontuação da primeira prova; na apresentação da proposta de solução da terceira prova, atribuirão a pontuação da segunda prova, e assim sucessivamente.

8.2. A última prova do torneio de decifração “Solução à Vista!” será da autoria do orientador da secção, pelo que não integrará o concurso “Mãos à Escrita!”.

9. Será vencedor do concurso o enigma que alcançar uma maior pontuação média, sendo distinguidos os restantes enigmas classificados nas primeiras três posições.

10. Serão atribuídos os seguintes prémios: 1.o Lugar – Audiência GP; 2.o Lugar – Taça Joaquim Ferreira Leite; 3.o Lugar – Taça Salvador Santos.

11. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.

 

“SOLUÇÃO À VISTA!” – 2022/2023

TORNEIO DE DECIFRAÇÃO

 

REGULAMENTO

 

1. O Torneio de Decifração de enigmas policiários é aberto a todos os leitores do jornal AUDIÊNCIA GP e do Blogue Local do Crime, não necessitando de inscrição prévia.

2. O Torneio será constituído pelos enigmas apresentados ao concurso “Mãos à Escrita!”, que serão publicados a partir de 1 de julho de 2022.

3. As propostas de solução de cada enigma deverão ser enviadas até ao dia 10 do mês subsequente ao da sua publicação, para o email salvadorpereirasantos@hotmail.com.

3.1. A partir da prova n.o 2, as propostas de solução deverão ser acompanhadas de pontuação atribuída ao enigma que constituiu a prova anterior (o enigma que constitui a última prova do torneio, da autoria do orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não será pontuado).

3.2. As pontuações a atribuir, entre 5 e 10 pontos, terão como objetivo definir a ordenação da tabela classificativa final dos enigmas concorrentes ao concurso “Mãos à Escrita!”, a decorrer paralelamente.

4. Cada proposta de solução será classificada entre 5 e 10 pontos, correspondendo 5 à simples presença e 10 à solução integral do enigma, sendo as pontuações intermédias definidas de acordo com o grau de resolução.

5. Em cada prova, das propostas de solução enviadas serão selecionadas pelo orientador da secção, as três melhores, que somarão mais 3, 2 e 1 pontos.

6. Será vencedor do torneio, o concorrente que no final acumule o maior número de pontos, sendo distinguido com a Taça O Desafio dos Enigmas.

7. Os concorrentes posicionados nos dois lugares subsequentes da classificação final serão distinguidos com as taças Joaquim Ferreira Leite e Madame Eclética.

8. Os classificados entre o quarto e o décimo lugar serão distinguidos com medalhas de participação.

9. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio dos Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.

© DANIEL FALCÃO