Publicação: “Público”

Campeonato Nacional 2014

Taça de Portugal 2014

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL 2014

SOLUÇÃO DA PROVA Nº 5 (PARTE I)

INGREDIENTE SECRETO

Autor: Bernie Leceiro

O ingrediente secreto proposto no enigma é BASÍLICO, nome científico de Ocimum basilicum, ou manjericão, planta aromática muito utilizada na cozinha italiana.

A chave para o enigma passa pela associação do alfabeto latino resultante do acordo ortográfico de 1945, com 23 letras, ás 23 paragens da linha A ou linha Azul do Metro do Porto.

No texto são descritos oito momentos, ou oito associações de uma visita de uma Napolitano da vila de Positano à região do Grande Porto, que descreve ao seu amigo inspector Alves da Selva, ausente do país, em missão sentimental pelos países quentes da América Latina.

Para tal usou como meio de transporte o Metro do Porto, nomeadamente a linha azul que liga Matosinhos ao Estádio do Dragão.

Fazendo a associação das letras à respectiva estação por ordem crescente:

paragem – Senhor de Matosinhos – letra A

paragem – Mercado - letra B

paragem – Brito Capelo – Letra C

E assim sucessivamente até…

23ª paragem – Estádio do Dragão – Letra Z

Assim obtemos:

B – Mercado

A – Senhor de Matosinhos

S – Trindade

I – Vasco da Gama

L – Sete Bicas

I – Vasco da Gama

C – Brito Capelo

O – Francos

Fica aqui a sugestão a toda a comunidade policiária para uma visita ao grande Porto. Cá estaremos para vos receber com enorme hospitalidade, usem os transportes públicos a maneira mais prática, mais barata e melhor para conhecerem a riqueza patrimonial e cultural das nossas cidades.