INTRÓITO

ANO NOVO, VIDA NOVA | Detective Jeremias

AI MADRINHA… | Detective Jeremias

UMA ANDORINHA NÃO FAZ A PRIMAVERA | A. Raposo

HISTÓRIA DA FAMÍLIA ALCOFORADO | A. Raposo

UMA QUESTÃO DE NOME | Detective Jeremias

UMA HISTÓRIA INACREDITÁVEL | A. Raposo

ALICE JÁ NÃO MORA AQUI | Detective Jeremias

O GANG DOS SEIS | A. Raposo

CINEGÉTICA | Detective Jeremias

COMO “HENRIQUE SER” ATRAVÉS DA ESCRITA | A. Raposo

 

INTRÓITO

"JUNTOS… SOMOS MAIS FORTES!" …É um chavão de sempre, agora muito em voga, por tudo quanto é sítio, mas que assenta como uma luva… neste projectoBorda D’Água do Conto Curto” idealizado, com extraordinário mérito, por uma dupla de Policiaristas que ilustram na perfeição a elite de todos aqueles que ao longo dos tempos se foram interessando pelo POLICIÁRIO, pela cativante Problemística Policiária e seus gratificantes derivados! Falo-vos de “Detective Jeremias” a gigantesca e deveras colossal revelação Policiária do século XXI e do nada, nadinha mesmo, sorumbático e incomparável “A. Raposo” – esse mesmo que um dia me ofereceu um quadro com um “MOUXO”, original, num dos Convívios Policiários de Almada e me disse que “podia ter muitos, na minha colecção, mas nenhum… com “X”!” Só por aqui dá para entender a criatividade e o modo divertido como o Confrade “A. Raposo” encarava o Policiário, a Problemística, os Contos, etc… – que baptizaram, outrossim de um modo jocoso esta esplendorosa iniciativa de “Edições Fora da Lei”!

…Somente conheci a “Detective Jeremias” em 2023, no habitual Convívio de S. Pedro de Sintra e dei de caras com as “Edições Fora da Lei”, mas percebi, no imediato, que se tratava de algo de interessantíssimo valor Policiário no seio da famosa “Tertúlia Policiária da Liberdade”, isto sobre o pequeno Fanzine porque em relação à “Detective Jeremias”… já a tinha conectado a “Búfalos Associados”, “Inspetor Boavida”, “Bernie Leceiro”, “Inspector Moscardo”, “Rigor Mortis”, entre outros… como qualificados, excelentes e valorosos Policiaristas deste novo século, graças à dinamização auspiciosa do “LP” (Inspector Fidalgo) na estrondosa Secção do “Público Policiário”!

Borda D’Água do Conto Curto”, “O CASO (sério) DA RUA das TRINAS” e “ O LIVRO DE PANTACRUEL” são TRÊS MARCOS do POLICIÁRIO que o “Blogue RO” pretende recordar e memorizar no seu humilde “espaço” para a posteridade! Nesta trilogia de “especialidades policiárias”… o “selo” (cunho pessoal) de “Detective Jeremias” e de “A. Raposo”, entre outros elementos da TPL (Tertúlia Policiária da Liberdade) está bem documentado e vistosamente expresso num lacre majestoso e indestrutível.

Começando pelo “Borda D`Água do Conto Curto” – que se completaram 4 edições, com a última a (re)nascer, agora, em 2025 (!), – inicialmente o primeiro número, de 2018, só apresentou os “Contos Curtos” de “A. Raposo” e “Detective Jeremias”, mas depressa a ideia foi muitíssimo bem recebida pelas hostes Policiaristas pelo que as Edições de 2019 (2ª) e 2020 (3ª) já usufruíram das participações de enormes figuras do Policiário, tais como: Abrótea, Filipa Wilson, Maria Cristina de Aguiar, Peter Pan, Rigor Mortis, Inspector Moscardo, Búfalos Associados, Zé (Viseu), Inspetor Boavida, João Artur Mamede (Jartur), Arnes (Loki), Inspector Aranha, Inspector Mokada, Ma(r)ta Hari e Rui Mendes (Búfalos Associados).

As “Edições Fora da Lei” de 2025… obedecem, finalmente, a uma ideia original dos seus criadores… que exigiam, ao princípio, um pequeno Conto curto, mas mesmo curto, por página, respeitando uma produção literária por cada mês do ano que não excedesse as 287 palavras, mas os seus Autores, desta vez, não estão identificados, de um modo enigmático, “cobardemente sob a capa do anonimato”, como, de uma maneira hilariante, se refere na contra-capa, respeitando a essência do Fanzine!

…Há quem desconfie e opine, nos bastidores do Policiário… – aqueles que já receberam o exemplar de 2025 (!) porque o respectivo irá ser oferecido a todos os presentes no habitual Convívio de S. Pedro de Sintra a realizar-se em Maio, próximo – que estes 12 novos Contos… serão, todos, da autoria da nobre “Detective Jeremias”, mas isso… serão as “más-línguas” a sussurrar, pois “más-línguas” existem em todo o lugar…

Esperamos pelos anos de 2026 ou… 2027, quando se comemorar os 100 Anos da Problemística Policiária em Portugal, para ver se a nova Edição do “Borda D’Água do Conto Curto” – “Edições Fora da Lei” revelará os nomes/pseudónimos dos Autores da Edição de 2025. Sim… porque como “as coisas estão”… acreditamos que a “Detective Jeremias”, com novo fôlego Policiário, não vai parar…

Então… já ficam a saber… aos Domingos… por aqui no “Blogue RO”… os Leitores vão “levar” com os "Contos Policiários" do "Borda D’Água do Conto Curto" – “Edições Fora da Lei”, uma Obra Policiária lançada em 2018 pela competência de "Detective Jeremias" e a "irreverência policiária" do saudoso "A. Raposo" Mestre em escrita policial repleta de sarcasmo (!), diria "humor negro"… que nunca se encontrou noutro apaixonado pelo POLICIÁRIO! Outros Policiaristas de nomeada, ainda vivos e alguns (já) "afastados" e "desaparecidos" do nosso Convívio serão recordados nas "Edições Fora da Lei" que irão ficar perpetuadas no "Blogue RO"!

Saudações Policiárias.

Luís Rodrigues

 

Fonte:

Blogue Repórter de Ocasião, 13 de Abril de 2025

 

© DANIEL FALCÃO