INTRÓITO

ANO NOVO, VIDA NOVA | Detective Jeremias

AI MADRINHA… | Detective Jeremias

UMA ANDORINHA NÃO FAZ A PRIMAVERA | A. Raposo

HISTÓRIA DA FAMÍLIA ALCOFORADO | A. Raposo

UMA QUESTÃO DE NOME | Detective Jeremias

UMA HISTÓRIA INACREDITÁVEL | A. Raposo

ALICE JÁ NÃO MORA AQUI | Detective Jeremias

O GANG DOS SEIS | A. Raposo

CINEGÉTICA | Detective Jeremias

COMO “HENRIQUE SER” ATRAVÉS DA ESCRITA | A. Raposo

 

ANO NOVO, VIDA NOVA

Detective Jeremias

Ruben Costa é um produto típico dos anos 90. Filho e neto único foi desde sempre habituado à satisfação imediata dos seus caprichos. Quando criança usava a técnica da birra estridente, na adolescência pressionava com ameaças de actos de rebeldia, nunca concretizados, e actualmente era um “jovem adulto” que votava os pais ao desprezo quando estes não respondiam aos pedidos de financiamento a fundo perdido.

Os dias de Ruben Costa – sem estudos e sem emprego – eram preenchidos alternadamente com sessões intensas no ginásio, perdão, no Clube de Health & Fitness, ou com outras sessões também intensas, no Tatoo Art Studio. Os dois locais serviam para aperfeiçoar o físico e melhorar a imagem.

Quanto à actividade mental, Ruben dedicava-se a publicar vídeos no Youtube e a fazer downloads ilegais de jogos e outras cenas.

Ruben cumpria ainda um outro ritual com fervor religioso — candidatava-se a todos os reality shows da nossa praça televisiva. No fundo, tinha um sonho: queria ser famoso, ser reconhecido por todos, fazer presenças em discotecas, sair nas capas das revistas e ser entrevistado por todas as estações em prime time.

Neste primeiro dia do ano de 2018 chegou um sinal de esperança: um anúncio no placard do centro comercial, com uma franja de contactos telefónicos pedia um voluntário para “ensaio científico de âmbito internacional”. Arrancou logo o anúncio, impedindo a sua divulgação: – O lugar ia ser dele. Tinha a certeza de que a sua visibilidade mundial estava naquele projecto.

Adeus, mediocridade, adeus anonimato, adeus família, adeus bairro!

Fama, aqui estou eu!

Seguiram-se meses intensos para a equipa de investigação e para os voluntários: Clinical trials, Studies design, análises, exames, terapêuticas, exercício físico e alimentação padronizados, ensaios fase I, II, III, Certifications, e por aí fora.

Ruben Costa saboreava já o sucesso que se avizinhava e antecipava até o prazer de se ver num outdoor gigantesco.

Mal sabia ele que, passados doze meses, foi a única cobaia que respondeu com sucesso absoluto aos testes de invisibilidade total, permanente e irreversível do Dr. H. G. Wells.

 

MORAL DA HISTÓRIA

Fama sem proveito, até faz mal ao peito.

 

Fontes:

Blogue Repórter de Ocasião, 13 de Abril de 2025

Borda D’Água do Conto Curto, Edições Fora da Lei, Ano de 2018

 

© DANIEL FALCÃO