Publicação: “Público”

PROVA Nº 4 (PARTE I)

TEMPICOS E OS TRÊS VELHOS AMIGOS

Autor: A. Raposo & Lena

Eram três amigos de longa data. O que estava melhor de vida era sem dúvida o Dr. Antunes, mas os camaradas Silva Martins e Adriano, todos acabados de entrar na reforma tinham tido um percurso de vida que lhes permitia agora fazer actividades que só uma boa reforma concede. Juntos foram fans do Benfica, militaram no mesmo partido político, andaram pelas lojas maçónicas, frequentaram o mesmo cineclube. Em termos de prática desportiva porém cada um foi para seu lado. Um para o ténis, outro para o golfe e o Martins ficou-se pelo ténis de mesa.

Todas as 5ªas feiras à tarde havia reunião em casa do Antunes, no enorme salão/biblioteca no 1º piso da sua espectacular vivenda. A um dos cantos da sala vitrinas mostravam uma soberba coleção de moedas romanas que fazia as delícias do amigo Silva Martins também colecionador amador.

No outro lado do salão uma estante a toda a largura com livros em várias línguas sobre a escrita dos antigos – fenícios, gregos e por aí fora. Adriano adorava folheá-los, ele que fora homem de letras, tal como Antunes.

Naquele dia e no meio de animada cavaqueira, sem grande a propósito, Antunes afirmou que tinha fortes indícios que alguém (que ele desconfiava) estava a preparar-lhe um funeral antecipado e por isso estava a pensar rapidamente fazer testamento.

Às cinco da tarde vinha da cozinha do rés-do-chão a velha empregada Maria com o tabuleiro contendo duas chávenas Vista Alegre e o caneco alemão com decorações e tampa metálica especial para a cerveja mas que o Antunes utilizava para o seu chá.

Com aquela tampinha o calor não se perdia.

Um pouco antes da chegada da Maria bateu-lhes à porta a sobrinha do Antunes, a Paula, pedindo a chave do carro ao tio para ir às compras ao Centro Comercial.

Para além desta sobrinha tinha Antunes uma outra, de nome Marta, que estava a trabalhar em Madrid e ainda António, um sobrinho a estudar no Porto. Não tinha mais familiares vivos, infelizmente.

Alguns biscoitos vinham a acompanhar o chá mas Antunes não lhes tocou e já o caneco ia a meio, começou a manifestar algumas aflições respiratórias, tentou mas foi incapaz de falar, até que caiu redondo – morto!

Naquela altura estava Antunes a tentar solucionar o problema policial do jornal Público da semana passada e ao cair desamparado ainda teve a força para pegar na caneta e desenhar um retângulo na margem da folha.

Presumia-se que fosse uma forma de comunicação para os seus amigos.

Maria, a criada, lavada em lágrimas, afirmou ao inspetor da Judiciária que fizera tudo como era costume. Estivera a dar à Paula a lista dos artigos de mercearia para comprar enquanto aquecia – fervia – a água para o chá. Punha primeiro o açúcar no fundo das chávenas, ia cortar a hortelã fresquinha do quintal, fazia a infusão e levava ao primeiro andar. Naquele dia fora até Bernardino, o jardineiro, quem lhe cortara a hortelã já que estava com a mão na massa, a arranjar as flores.

Da Judiciária ligaram a Tempicos que naquele momento viajava num “tuk-tuk”, acompanhado de uma rapariga irlandesa cabeça de cenoura e sardenta de corpo inteiro. Viajavam agarradinhos para evitar os malvados paralelepípedos da cidade velha que faziam saltitar a frágil viatura.

O caso foi-lhe contado, por telemóvel, durante a viagem com todos os pormenores e no fim para total espanto do seu colega da Judite o assunto estava totalmente solucionado!

E sem mais delongas, é pedido aos amigos leitores um relatório sobre o que se passou realmente e já agora, aproveitando a boleia uma opinião sobre quem irá beneficiar dos bens do falecido Antunes, uma vez descoberta a nudez forte da verdade sob o manto diáfano da fantasia.