Publicação: “Público”

Data: 16 de Dezembro de 2018

 

 

Campeonato Nacional 2018

Taça de Portugal 2018

 

Provas

 

 

Parte I

1

Parte II

 

 

Parte I

2

Parte II

 

 

Parte I

3

Parte II

 

 

Parte I

4

Parte II

 

 

Parte I

5

Parte II

 

 

Parte I

6

Parte II

 

 

Parte I

7

Parte II

 

 

Parte I

8

Parte II

 

 

Parte I

9

Parte II

 

 

Parte I

10

Parte II

 

 

 

 

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL 2018

 

SOLUÇÃO DA PROVA Nº 10 (PARTE I)

 

MEMÓRIAS DO INSPECTOR AMBRÓSIO

Autor: Nordi

 

A história do Inspector Ambrósio tinha fragilidades que lhe conferiam alguma ficção. Desde logo a aventura de ir para a Suécia numa viatura sem condições para atravessar toda a Europa. Mas isso poderia ter acontecido, embora fosse improvável. O que não podia mesmo ter acontecido foi a descrição do sucedido em Estocolmo.

A cena passava-se em Maio de 1962, logo após o Benfica ser campeão europeu em Amesterdão, no Estádio Olímpico, o que aconteceu no dia 2. Segundo o relato, o Ambrósio ia em circulação e virou imediatamente à direita para o parque de estacionamento, onde tentou entrar. Ora, esta manobra não poderia ser efectuada assim, porque o trânsito na Suécia, nessa altura, fazia-se pela esquerda, à inglesa. Portanto, a viatura circulava pela esquerda e com o volante também desse lado, o que o obrigaria, se fosse verdadeira a manobra, a atravessar o eixo da via. Por outro lado, era lógico que não houvesse um local para o guarda do parque junto à janela da esquerda, porque deveria estar à direita, onde supostamente estaria o volante e o lugar do condutor.

Não seria bem assim, apesar de tudo, uma vez que a maior parte das viaturas que circulavam na Suécia já tinham volante à esquerda, embora a circulação continuasse à direita, até ao “Dagen H”, o dia 3 de Setembro de 1967, um domingo, em que de uma assentada tudo mudou, sem grandes sobressaltos ou confusões, como relatam as crónicas da época.

© DANIEL FALCÃO