Publicação: “Público”

Data: 21 de Outubro de 2018

 

 

Campeonato Nacional 2018

Taça de Portugal 2018

 

Provas

 

 

Parte I

1

Parte II

 

 

Parte I

2

Parte II

 

 

Parte I

3

Parte II

 

 

Parte I

4

Parte II

 

 

Parte I

5

Parte II

 

 

Parte I

6

Parte II

 

 

Parte I

7

Parte II

 

 

Parte I

8

Parte II

 

 

Parte I

9

Parte II

 

 

Parte I

10

Parte II

 

 

 

 

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL 2018

 

SOLUÇÃO DA PROVA Nº 8 (PARTE I)

 

O ANTICRISTO

Autor: X. Boavista

 

1. O “fio da meada” a que o Inspetor Sousa Pinto se estava a referir, são os 7 selos do Apocalipse, descritos na Bíblia no Livro do Apocalipse 6, 7 e 8 (seguimos a edição da Difusora Bíblica 19ª edição). Os 4 primeiros selos são os chamados 4 cavaleiros do Apocalipse. O Inspetor Sousa Pinto e a Polícia Judiciária já tinham chegado à conclusão que estavam perante um assassino em série que estava obcecado com o Livro do Apocalipse e os chamados 4 cavaleiros do Apocalipse. Eles não estavam a perceber o que se seguiu, porquê aqueles outros dois homicídios?

2. O 5º selo é descrito no Apocalipse 6: 9-11 como segue:

“Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram.

Eles clamavam em alta voz: Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles.” 

É aqui neste ponto que o Inspetor Sousa Pinto liga o “fio da meada”: 5º homicídio corresponde ao 5º selo. Sem dúvida! O morto do mosteiro de Amarante, um religioso que também estava nu por baixo, apenas vestido com uma comprida bata branca por cima do corpo corresponde perfeitamente ao 5º selo.

3. O 6º selo é assim relatado no Apocalipse 6: 12:

 “Quando abriu o sexto selo, sobreveio um grande tremor de terra…”.

Está explicado o local do homicídio junto à tela de João Glama, conhecida pelo nome “O terramoto de 1755”.

4. O 7º selo no Apocalipse 8:1 diz assim:

“Quando Ele abriu o sétimo selo, fez-se no Céu um silêncio de cerca de meia hora…”.

O Inspetor Sousa Pinto ligou imediatamente esta frase, que ele já tinha lido na Bíblia, pois já andava desconfiado deste “fio da meada” ligado aos 7 selos do Apocalipse, ao Parque do Silêncio dos Olivais e que aí o assassino iria tentar cometer o seu 7º homicídio. Iria tentar apanhá-lo em flagrante delito.

5. Se não o conseguissem apanhar continuariam a tentar obstar a concretização do assassínio ligado a este sétimo selo do Apocalipse a que se seguiriam as sete trombetas tocadas por sete anjos (Apocalipse 8 e 9).

© DANIEL FALCÃO