Publicação: “Público”

Data: 20 de Junho de 2010

 

 

Campeonato Nacional 2010

Taça de Portugal 2010

 

Provas

 

 

Parte I

1

Parte II

 

 

Parte I

2

Parte II

 

 

Parte I

3

Parte II

 

 

Parte I

4

Parte II

 

 

Parte I

5

Parte II

 

 

Parte I

6

Parte II

 

 

Parte I

7

Parte II

 

 

Parte I

8

Parte II

 

 

Parte I

9

Parte II

 

 

Parte I

10

Parte II

 

 

 

 

CAMPEONATO NACIONAL E TAÇA DE PORTUGAL 2010

 

PROVA Nº 6 (PARTE II)

 

UM NEGÓCIO COM SENTIDO

Autor: Lumago Ampe

 

Há muito tempo que o Frederico decidira abrir o seu negócio, mas sempre acontecia alguma coisa que entravava o processo. Ou faltava o financiamento, ou não conseguia encontrar as instalações perfeitas, ou a burocracia acabava por impor a sua ditadura…

Mas finalmente tudo se coordenou e chegou o momento ideal, naquele ramo de negócio. Um bar é sempre um local de convívio, de encontro e quando havia grandes acontecimentos desportivos, um Campeonato do Mundo de Futebol ou uns Jogos Olímpicos, com um bom ecrã panorâmico, a casa enchia, o consumo aumentava e os cofres ficavam mais anafados.

Todos esses factores tiveram influência na decisão e a perspectiva de um bom comportamento da selecção portuguesa, como todos esperavam, acabou por dar o empurrão definitivo.

A inauguração ocorreu às 00.00 horas do dia 1, como convinha a quem começava uma nova obra, com uma festa que contou com a presença de muitos amigos, algumas figuras públicas e foi notícia nos jornais vocacionados para o turismo e a noite.

Os peritos financeiros disseram-lhe várias vezes que o seu negócio só poderia andar em frente se facturasse um mínimo de 500 euros por dia, sem folgas nem feriados e foi nessa meta que se empenhou.

Os dias correram céleres, porque numa actividade em que se dá tudo, não se sente o tempo passar e foi com emoção e ansiedade que viu o seu contabilista fazer o balanço de três meses e declarar, depois de uma imensidão de contas:

– Caro Frederico, facturou exactamente 45.321,50 euros!

Nessa madrugada, havia mais sorrisos do que habitualmente. A meta estabelecida para os primeiros três meses de actividade foi superada, embora muito à justa, mas as perspectivas eram cada vez melhores, porque o arranque é sempre a fase mais complicada de qualquer empreendimento e a conquista de medalhas ainda poderia dar uma ajuda suplementar.

Do que se passou depois, muitas histórias se contam, mas a verdade é que o Bar dos 500, como se designa, continua no mesmo local, cada vez com mais fulgor e na porta, um grande letreiro anuncia a festa do 10º aniversário, precisamente no dia 1 de…

 

A – Janeiro

B – Setembro

C – Abril

D – Fevereiro

 

© DANIEL FALCÃO